Faltam pouco mais de 24 horas para o início da Grande Final do Crente Bom de Bíblia! O Concurso Bíblico Nacional é o primeiro promovido pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) e recebeu 8.750 inscrições.

Os três primeiros colocados de cada região do país, em cada categoria, participarão da grande final que será realizada entre os dias 2 e 4 de novembro, no templo da Igreja Assembleia de Deus em Bonsucesso, liderada pelo pastor Jaime Soares. A igreja está localizada na Rua Frei Jaboatão, 44 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, e o evento será realizado das 14 às 18 horas. O convite para a final do concurso é aberto ao público em geral.

A comissão julgadora será formada pelos pastores Wagner Gaby (PR), Douglas Baptista (DF), Esequias Soares (SP) e Jaime Soares (RJ).

A final do Crente Bom de Bíblia será dividida em cinco blocos: Falso ou Verdadeiro, Resposta Certa, Onde está escrito?, Qual é a resposta?, e Recite a passagem bíblica. As etapas 2, 3 e 4 serão eliminatórias até classificar os três primeiros colocados. Na última etapa, a pontuação de cada um dos três finalistas não será divulgada.

De acordo com a Comissão Organizadora, a versão bíblica oficial do Concurso é a Almeida Revista Corrigida 2009 da Sociedade Bíblica do Brasil. Todas as respostas deverão estar de acordo com esta versão.

Ao final de todas as etapas e perguntas, a classificação final será apresentada, e enfim, será conhecido o Melhor Crente Bom de Bíblia do Brasil. Todos os participantes receberão certificados e, os primeiros colocados, troféus e prêmios.

Os primeiros finalistas do Crente Bom de Bíblia começaram a chegar ao Rio de Janeiro. Eles desembarcaram na manhã desta quarta-feira no Aeroporto Santos Dumont.

Confira abaixo a premiação em cada categoria:

Categoria Adolescentes (13 a 17 anos):
Primeiro lugar: Uma bolsa de estudo em curso de idiomas, de sua preferência, durante dois anos.
Segundo lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data da Grande Final.
Terceiro lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data da Grande Final.

Categoria Jovens (18 a 25 anos):
Primeiro lugar: Uma viagem a Israel.
Segundo lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data da Grande Final.
Terceiro lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data do Grande Final.

Categoria Adultos (acima de 26 anos):
Primeiro lugar: Uma viagem a Israel.
Segundo lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data da Grande Final.
Terceiro lugar: Um kit com todas as Bíblias de Estudo da CPAD, em circulação até a data do Grande Final.

A final de todos os dias do Crente Bom de Bíblia será transmitida, ao vivo, no site do concurso (www.crentebomdebiblia.com.br), e também no portal da AD em Bonsucesso (www.adbonsucesso.com)

 

 

Quem mora fora do Brasil pode participar do Concurso?

Não. O Concurso é válido apenas em território nacional (Brasil), não sendo permitida a inscrição de candidatos domiciliados fora do país.

Somente devem participar do Concurso os crentes que conhecem bastante a Bíblia?

Não. Todos os crentes (adolescentes, jovens e adultos) devem se inscrever e participar do Concurso e concorrer aos prêmios.

Somente os crentes das Assembleias de Deus podem participar do Concurso?

O Concurso Bíblico Nacional é destinado aos adolescentes, jovens e adultos que pertençam às igrejas Assembleias de Deus no Brasil e às igrejas que utilizam as revistas de escola dominical, editadas e impressas pela CPAD.

Tenho que efetuar pagamento para me inscrever e participar do Concurso Crente Bom de Bíblia?

Não. A inscrição e a participação no Concurso são inteiramente gratuitas. Também serão exigidas compras de produção durante todo o período de participação.

Qual a idade mínima para participar do Concurso Crente Bom de Bíblia?

A idade mínima é 13 anos e o inscrito vai participar da categoria Adolescentes.

Como funciona o Concurso Crente Bom de Bíblia?

Todas as três categorias (adolescentes, jovens e adultos) terão duas fases: a primeira será constituída de perguntas a serem respondidas no site www.crentebomdebiblia.com.br e a segunda fase será realizada de forma presencial somente com os finalistas da fase anterior os quais participarão da competição que se constituirá na Grande Final.

Posso participar do Concurso após o período de inscrições?

Não. As inscrições para a participação nos Concursos Bíblicos Adolescente, Jovem e Adulto serão online e gratuitas, permitidas somente no período de 03/04/2017 até às 23 horas e 59 minutos do dia 10/07/2017, exclusivamente pelo site www.crentebomdebiblia.com.br.

Como posso saber em qual categoria vou participar no Concurso Crente Bom de Bíblia?

O inscrito será automaticamente cadastrado nos grupos: Adolescentes ou Jovens ou Adultos, de acordo com a data de nascimento, significando que a data de referência para definir a idade do participante no concurso online e em que grupo ele participará na Grande Final, será o dia 02 de novembro de 2017 para os Adolescentes, 03 de novembro para Jovens e 04 de novembro para Adultos. Nesta data o participante deverá ter a idade máxima ou mínima da sua categoria.

Qual a versão bíblica padrão do Concurso Crente Bom de Bíblia?

Edição 2009, ARC (Almeida Revista e Corrigida) da tradução de João Ferreira de Almeida, da Sociedade Bíblica do Brasil.

De onde as perguntas do Concurso foram tiradas?

As perguntas da Fase 1 (perguntas online) e da Fase 2 (Grande Final) são extraídas do texto bíblico da versão ARC (Almeida Revista e Corrigida), Edição 2009, da Sociedade Bíblica do Brasil. Observamos, todavia, que a leitura de livros de perguntas e testes bíblicos pode ajudar a sua participação no Concurso.

Tenho que responder perguntas doutrinárias ou teológicas?

Não. As perguntas são do texto bíblico de Gênesis a Apocalipse.

Como será realizada a Grande Final (Fase 2) do Concurso?

Será de forma presencial e gratuita no Rio de Janeiro com os finalistas de cada categoria do Concurso: dia 2/11, finalistas dos Adolescentes; dia 3/11, finalistas dos Jovens; e dia 4/11, finalistas dos Adultos. Terá regulamento próprio e poderá ter atividades bíblicas além da necessidade de participar de sessões de perguntas e respostas bíblicas.

O Concurso Crente Bom de Bíblia vai dar Certificado?

Todos os inscritos que participarem da primeira fase de perguntas e respostas nos Concursos Bíblicos Adolescente, Jovem e Adulto terão direito gratuitamente ao Certificado de Participação contendo a sua pontuação, que será disponibilizado de forma online no site www.crentebomdebiblia.com.br.

Como vou receber o meu Certificado de Participação no Concurso Crente Bom de Bíblia?

Será disponibilizado de forma online no site www.crentebomdebiblia.com.br, podendo ser acessado e impresso pelo participante em qualquer tempo após o dia 9 de setembro de 2017.

Como poderei saber a minha pontuação durante a Fase 1 – Perguntas Online?

Durante os meses de participação na primeira fase, os inscritos poderão acompanhar no site a Tabela de Classificação Regional constando nome, pontos, Estado e região dos participantes

Funcionários da CPAD podem se inscrever e participar do Concurso?

Não. É vedada a participação de funcionários da CPAD e seus parentes diretos (pai, mãe, irmãos, esposo, esposa, filhos).

Como posso treinar para participar da Fase 1 – Perguntas Online?

No período de 01/06/2017 a 10/07/2017, o site disponibilizará um simulado da fase de perguntas online para os Concursos Bíblico Adolescente, Jovem e Adulto. Podendo participar os inscritos e não inscritos.

Quantas perguntas terei que responder por dia na Fase 1 – Perguntas Online?

Para cada participante serão disponibilizadas 10 perguntas por dia de forma aleatória.

O que acontece se eu não responder as 10 perguntas do dia?

A quantidade não respondida acumulará para o dia seguinte.

Como saber a quantidade de perguntas que eu não respondi?

Os dias não acessados e quantidade de perguntas não respondidas ficarão disponíveis para o concorrente responder em novo acesso do usuário à sua tela no site.

Perguntas acumuladas me impendem responder as 10 perguntas do novo dia?

A existência de dias não acessados não impedirá ao concorrente responder a cota de 10 perguntas do dia em que realizar acesso ao site.

Quanto tempo terei para responder cada pergunta na Fase 1 – Perguntas Online?

O concorrente terá 20 segundos para responder cada pergunta do nível fácil, 25 segundos para responder cada pergunta do nível médio e 30 segundos para responder cada pergunta do nível avançado.

Quais são os critérios de classificação na Fase 1 – Perguntas Online?

A classificação de concorrente será feito pelos seguintes parâmetros: número de respostas corretas e tempo usado para responder cada pergunta, marcado pelo relógio do sistema do computador do usuário.

Quais são os critérios de desempate para a classificação na Fase 1 – Perguntas Online?

Os critérios de desempate no caso de concorrentes com a mesma pontuação serão o menor tempo usado para responder cada pergunta e a data de nascimento, ganhando o concorrente de maior idade.

O Concurso terá quantos finalistas por categoria?

Os três concorrentes de cada uma das cinco regiões do país, com maior número de pontos às 23 horas e 59 minutos do dia 8 de setembro de 2017, em menor tempo, e desde que atendam a todas as exigências deste regulamento, serão classificados para participarem da Grande Final na cidade do Rio de Janeiro, perfazendo 15 classificados no total.

Os finalistas podem desistir de participar da Grande Final?

Sim. O concorrente classificado para a Grande Final que não desejar ou não puder participar da segunda fase, deverá comunicar a desistência por escrito à CPAD em 48 horas, a partir do dia 11 de setembro.

Como será escolhido o substituto do finalista desistente?

No caso de desistência de classificados para a Grande Final, o concorrente será substituído pelo inscrito que alcançou a pontuação imediatamente abaixo do próximo colocado na tabela de classificação da região e que atenda a todas as exigências deste regulamento.

Os finalistas terão que custear as despesas de transportes e hospedagem para participar da Grande Final?

Não. Os quinze concorrentes classificados para a Grande Final terão passagens e hospedagem custeadas pela CPAD para participarem da segunda fase.

Qual é o prêmio do primeiro colocado na Grande Final da categoria Adolescentes?

O concorrente primeiro colocado na Grande Final, ganhador da bolsa de estudo de idioma, terá o prazo de 180 dias a partir do dia 2 de novembro de 2017 para ingressar no curso de sua preferência.

Qual é o prêmio do primeiro colocado na Grande Final da categoria Jovens?

Uma viagem a Israel. A viagem deverá ser realizada dentro do prazo de 180 dias a contar do dia 3 de novembro de 2017, devendo as despesas de passaporte, vistos e outras taxas serem custeadas pelo ganhador do prêmio, cabendo apenas à CPAD as despesas de passagem de ida e volta ao Brasil, translados e hospedagem em Israel.

Qual é o prêmio do primeiro colocado na Grande Final da categoria Adultos?

Uma viagem a Israel. A viagem deverá ser realizada dentro do prazo de 180 dias a contar do dia 4 de novembro de 2017, devendo as despesas de passaporte, vistos e outras taxas serem custeadas pelo ganhador do prêmio, cabendo apenas à CPAD as despesas de passagem de ida e volta ao Brasil, translados e hospedagem em Israel.

A Grande Final será realizada em cinco blocos, sob a direção de um Apresentador.

1º BLOCO:
FALSO OU VERDADEIRO
2º BLOCO:
RESPOSTA CERTA
3º BLOCO:
ONDE ESTÁ ESCRITO?
4º BLOCO:
QUAL É A RESPOSTA?
5º BLOCO:
RECITE A PASSAGEM BÍBLICA

A pontuação de cada finalista será cumulativa até ao final do 5º BLOCO.
A Comissão Julgadora terá atuação mediante regras específicas relacionadas com a atividade de cada Bloco.
Em todos os Blocos, o finalista terá o direito de pedir a ajuda dos jurados (até um minuto) e um dos jurados terá até um minuto apresentar a ajuda.
Em todos os Blocos, o finalista terá o direito de solicitar uma contestação à Comissão Julgadora, que terá um minuto para responder se procede ou não a contestação.


1º BLOCO: FALSO OU VERDADEIRO
– funcionamento e regras
Todos os 15 finalistas da categoria vão participar do 1º BLOCO.
Os finalistas vão ser chamados ao palco por Região do país e também vão se posicionar separados por Região.
No 1º BLOCO todos os 15 finalistas vão participar e cada um vai responder 2 perguntas FALSO ou VERDADEIRO em 2 rodadas de perguntas.
É obrigatório escolher uma resposta em 30 segundos.
Cada resposta certa valerá 20 pontos.
Não haverá eliminação de finalistas neste bloco.

2º BLOCO: RESPOSTA CERTA
– funcionamento e regras
No 2º BLOCO todos os 15 finalistas vão participar independentemente da pontuação alcançada no 1º. Portanto, este bloco será realizado imediatamente após o 1º.
Haverá duas rodadas de perguntas neste bloco.
Em cada rodada, cada participante terá que responder 1 pergunta com 4 opções de respostas para escolher qual é a RESPOSTA CERTA.
É obrigatório escolher uma resposta em 30 segundos.
Cada resposta certa valerá 40 pontos.
Se após a segunda rodada, houver 10 finalistas com mais pontos, os 5 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as duas rodadas, não houver os 10 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 5 finalistas mais pontuados para que os 5 menos pontuados sejam eliminados.
Serão classificados 10 finalistas para o 3º BLOCO. Estes deverão se retirar do palco e seguirem para o camarim, acompanhados por um fiscal para que não haja consulta ou contato com outras pessoas.
Os 5 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.

3º BLOCO: ONDE ESTÁ ESCRITO?
– funcionamento e regras
Após o intervalo de 10 minutos, os 10 finalistas classificados vão ser chamados ao palco.
Em duas rodadas, cada finalista terá que dizer qual é a referência bíblica (livro, capítulo e versículo) de 1 versículo sorteado.
Cada referência bíblica certa valerá 60 pontos.
Se após as duas rodadas houver 5 finalistas com mais pontos, os 5 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as duas rodadas, não houver os 5 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 5 finalistas mais pontuados para que os 5 menos pontuados sejam eliminados.
Os 5 finalistas mais pontuados vão ser classificados para o 4º bloco.
Os 5 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.
Haverá um intervalo de 5 minutos e os cinco finalistas serão encaminhados para o camarim.

4º BLOCO: QUAL É A RESPOSTA?
– funcionamento e regras
Após o intervalo, os 5 finalistas serão chamados ao palco.
Haverá três rodadas de perguntas.
Em cada rodada, cada um dos 3 finalistas terá que responder 1 pergunta sem opções de resposta e terá que dizer pelo menos uma referência.
Tanto a resposta e a referência deverão ser validadas pela Comissão Julgadora.
Cada resposta certa valerá 80 pontos.
Se após as três rodadas houver 3 finalistas com mais pontos, os 2 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as três rodadas, não houver os 3 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 3 finalistas mais pontuados para que os 2 menos pontuados sejam eliminados.
Os 3 finalistas mais pontuados vão ser classificados para o 5º bloco.
Os 2 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.
Haverá um intervalo de 5 minutos e os três finalistas serão encaminhados para o camarim.

5º BLOCO: RECITE A PASSAGEM BÍBLICA
– funcionamento e regras
Este bloco terá três rodadas de passagens para serem recitadas de cor.
Para cada rodada de perguntas, haverá sorteio para se saber qual finalista será chamado ao palco para recitar passagem bíblica. O mesmo se repetirá para se saber qual será o segundo finalista a se apresentar.
Em cada rodada, cada um dos 3 finalistas terá que recitar de cor 1 passagem bíblica que lhe será sorteada das 30 passagens bíblicas que foram pedidas antecipadamente para memorizar.
Cada passagem bíblica recitada rigorosamente de forma exata ao texto bíblico ARC, valerá 80 pontos.
O finalista não irá pontuar se omitir ou trocar palavras, ou trocar versículos, ou dizer versículos que não são os da referência bíblica sorteada para ele.
Após recitar a passagem bíblica, o finalista deverá se retirar do palco e permanecer no camarim até ser sorteado para a rodada seguinte.
Se após a terceira rodada os 3 finalistas estiverem com a pontuação diferente um do outro, sem empates, o bloco será encerrado com o anúncio da pontuação de cada finalista e a classificação do primeiro, segundo e terceiro lugares.
Se após a terceira rodada, houver empates, haverá nova rodada até que os 3 finalistas estejam com a pontuação diferente um do outro, sem empates, para que o bloco seja encerrado.
O finalista mais pontuado será o campeão – O Crente Bom de Bíblia – da sua categoria.

 

Este concurso bíblico terá a participação na Grande Final dos seguintes renomados pastores e ensinadores da Palavra de Deus:

Wagner Tadeu dos Santos Gaby (PR)
Pastor-presidente da Assembleia de Deus em Curitiba (PR), advogado, conferencista, comentaristas de Lições Bíblicas e autor de livros publicados pela CPAD.

José Gonçalves (PI)
Pastor-presidente da Assembleia de Deus em Água Branca (PI), graduado em Teologia e Filosofia, comentaristas de Lições Bíblicas e autor de livros publicados pela CPAD.

Douglas Roberto de Almeida Baptista (DF)
Pastor-presidente da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB .

Ronaldo Rodrigues de Souza
Diretor-executivo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Profª Sara Cavalcanti (RJ)
Professora de Língua e Literatura Hebraicas, mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada, colunista do jornal Mensageiro da Paz (CPAD).