A Grande Final será realizada em cinco blocos, sob a direção de um Apresentador.

1º BLOCO:
FALSO OU VERDADEIRO
2º BLOCO:
RESPOSTA CERTA
3º BLOCO:
ONDE ESTÁ ESCRITO?
4º BLOCO:
QUAL É A RESPOSTA?
5º BLOCO:
RECITE A PASSAGEM BÍBLICA

A pontuação de cada finalista será cumulativa até ao final do 5º BLOCO.
A Comissão Julgadora terá atuação mediante regras específicas relacionadas com a atividade de cada Bloco.
Em todos os Blocos, o finalista terá o direito de pedir a ajuda dos jurados (até um minuto) e um dos jurados terá até um minuto apresentar a ajuda.
Em todos os Blocos, o finalista terá o direito de solicitar uma contestação à Comissão Julgadora, que terá um minuto para responder se procede ou não a contestação.


1º BLOCO: FALSO OU VERDADEIRO
– funcionamento e regras
Todos os 15 finalistas da categoria vão participar do 1º BLOCO.
Os finalistas vão ser chamados ao palco por Região do país e também vão se posicionar separados por Região.
No 1º BLOCO todos os 15 finalistas vão participar e cada um vai responder 2 perguntas FALSO ou VERDADEIRO em 2 rodadas de perguntas.
É obrigatório escolher uma resposta em 30 segundos.
Cada resposta certa valerá 20 pontos.
Não haverá eliminação de finalistas neste bloco.

2º BLOCO: RESPOSTA CERTA
– funcionamento e regras
No 2º BLOCO todos os 15 finalistas vão participar independentemente da pontuação alcançada no 1º. Portanto, este bloco será realizado imediatamente após o 1º.
Haverá duas rodadas de perguntas neste bloco.
Em cada rodada, cada participante terá que responder 1 pergunta com 4 opções de respostas para escolher qual é a RESPOSTA CERTA.
É obrigatório escolher uma resposta em 30 segundos.
Cada resposta certa valerá 40 pontos.
Se após a segunda rodada, houver 10 finalistas com mais pontos, os 5 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as duas rodadas, não houver os 10 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 5 finalistas mais pontuados para que os 5 menos pontuados sejam eliminados.
Serão classificados 10 finalistas para o 3º BLOCO. Estes deverão se retirar do palco e seguirem para o camarim, acompanhados por um fiscal para que não haja consulta ou contato com outras pessoas.
Os 5 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.

3º BLOCO: ONDE ESTÁ ESCRITO?
– funcionamento e regras
Após o intervalo de 10 minutos, os 10 finalistas classificados vão ser chamados ao palco.
Em duas rodadas, cada finalista terá que dizer qual é a referência bíblica (livro, capítulo e versículo) de 1 versículo sorteado.
Cada referência bíblica certa valerá 60 pontos.
Se após as duas rodadas houver 5 finalistas com mais pontos, os 5 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as duas rodadas, não houver os 5 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 5 finalistas mais pontuados para que os 5 menos pontuados sejam eliminados.
Os 5 finalistas mais pontuados vão ser classificados para o 4º bloco.
Os 5 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.
Haverá um intervalo de 5 minutos e os cinco finalistas serão encaminhados para o camarim.

4º BLOCO: QUAL É A RESPOSTA?
– funcionamento e regras
Após o intervalo, os 5 finalistas serão chamados ao palco.
Haverá três rodadas de perguntas.
Em cada rodada, cada um dos 3 finalistas terá que responder 1 pergunta sem opções de resposta e terá que dizer pelo menos uma referência.
Tanto a resposta e a referência deverão ser validadas pela Comissão Julgadora.
Cada resposta certa valerá 80 pontos.
Se após as três rodadas houver 3 finalistas com mais pontos, os 2 finalistas menos pontuados serão eliminados. Eles deverão se retirar do palco e sentar na platéia em local previamente reservado.
Se após as três rodadas, não houver os 3 finalistas mais pontuados, haverá nova rodada até que haja os 3 finalistas mais pontuados para que os 2 menos pontuados sejam eliminados.
Os 3 finalistas mais pontuados vão ser classificados para o 5º bloco.
Os 2 finalistas desclassificados deverão se retirar do palco e encaminhados a se sentar na platéia em um lugar previamente reservado.
Haverá um intervalo de 5 minutos e os três finalistas serão encaminhados para o camarim.

5º BLOCO: RECITE A PASSAGEM BÍBLICA
– funcionamento e regras
Este bloco terá três rodadas de passagens para serem recitadas de cor.
Para cada rodada de perguntas, haverá sorteio para se saber qual finalista será chamado ao palco para recitar passagem bíblica. O mesmo se repetirá para se saber qual será o segundo finalista a se apresentar.
Em cada rodada, cada um dos 3 finalistas terá que recitar de cor 1 passagem bíblica que lhe será sorteada das 30 passagens bíblicas que foram pedidas antecipadamente para memorizar.
Cada passagem bíblica recitada rigorosamente de forma exata ao texto bíblico ARC, valerá 80 pontos.
O finalista não irá pontuar se omitir ou trocar palavras, ou trocar versículos, ou dizer versículos que não são os da referência bíblica sorteada para ele.
Após recitar a passagem bíblica, o finalista deverá se retirar do palco e permanecer no camarim até ser sorteado para a rodada seguinte.
Se após a terceira rodada os 3 finalistas estiverem com a pontuação diferente um do outro, sem empates, o bloco será encerrado com o anúncio da pontuação de cada finalista e a classificação do primeiro, segundo e terceiro lugares.
Se após a terceira rodada, houver empates, haverá nova rodada até que os 3 finalistas estejam com a pontuação diferente um do outro, sem empates, para que o bloco seja encerrado.
O finalista mais pontuado será o campeão – O Crente Bom de Bíblia – da sua categoria.